Breve radiografia da comunidade
- Lucia Prates
- 13 de nov. de 2017
- 3 min de leitura
Base de dados sobre um dos mais importantes conjuntos habitacionais do Rio de Janeiro

Nova base de dados deixa possível a descoberta de características únicas na região da Cidade de Deus como: maior parte da população é parda, superando o resto do Rio de Janeiro; rede de esgoto está presente em quase todas as residencias da comunidade. Os gráficos a seguir fazem comparativos entre a Cidade de Deus, município do Rio de Janeiro e Brasil em diferentes âmbitos. A partir deles, fica mais fácil compreender a comunidade de maneira mais abrangente e precisa.

IBGE
População jovem na Cidade de Deus supera o resto do Rio de Janeiro
O gráfico acima compara a população residente no município do Rio de Janeiro com o bairro Cidade de Deus. Os índices são próximos em quase todas as idades. No entanto, os índices na infância e adolescência (0 a 4 anos; 5 a 9 anos; 10 a 14 anos; 15 a 19 anos) são superados pela Cidade de Deus com certa vantagem. Sendo a maior diferença (10 a 14 anos), 9,49% na Cidade de Deus contra 7,38% no Município do
Rio de Janeiro. Também é perceptível que no município do Rio de Janeiro têm mais idosos do que no bairro, principalmente entre 55 a 59 anos (Rio de Janeiro - 5,53%; Cidade de Deus – 3,65%); 60 a 64 anos (Rio de Janeiro - 4,42%; Cidade de Deus 3,07%).

IBGE

IBGE
Quase metade da população da Cidade de Deus é parda
Os gráficos acima mostram a população residente por cor, no município do Rio de Janeiro (Gráfico 1) e no bairro Cidade de Deus (Gráfico 2). É notável a diferença em todos os aspectos, principalmente entre pardos (Rio de Janeiro – 36,5%; Cidade de Deus – 47,8%); branca (Rio de Janeiro - 51,18%; Cidade de Deus 26,41%); preta (Rio de Janeiro – 11,46%; Cidade de Deus – 24,34%). Dados singulares podem ser visto na população amarela, é observado no bairro quase o dobro do que no município do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro – 0,74%; Cidade de Deus 1,27%).
Mulheres X Homens
(Comparativo entre município do Rio de Janeiro e Cidade de Deus)

IBGE

IBGE
Cidade de Deus e Rio de Janeiro detém a mesma porcentagem de homens e mulheres
Os gráficos acima fazem paralelo entre mulheres e homens no município do Rio de Janeiro e o bairro Cidade de Deus. Fica claro que as porcentagens são as mesmas em ambos os locais, 53% mulheres e 47% homens.
Taxa de alfabetização de pessoas com 10 anos ou mais

IBGE
Cidade de Deus e Rio de Janeiro obtém taxas similares de alfabetização
O complexo da Cidade de Deus (95,71%) obtém índices semelhantes de alfabetização do Município do Rio de Janeiro (97,18%). Taxas bem mais altas que nacional de apenas 90,98%.
Domicílios particulares permanentes, por tipo de esgotamento sanitário

IBGE
Rede geral de esgoto ou pluvial representa quase 97% dos domicílios na Cidade de Deus
A partir do gráfico acima é um comparativo entre o Brasil, município do Rio de Janeiro e a Cidade de Deus. É possível notar que nos três parâmetros a rede geral de esgoto ou pluvial é mais importante, chegando ao 96,93% na Cidade de Deus. Em segundo lugar fica a fossa rudimentar, no Brasil. Já na comunidade, fossa séptica é segunda mais utilizada com apenas 1,12%. Os outros meios de saneamento são pouco representativos nos três aspectos.


ISP (instituto de segurança pública)
Cidade de Deus só obteve um caso de feminicídio até setembro de 2017
Os gráficos acima fazem paralelo sobre o feminicídio no município do Rio de Janeiro e na Cidade de Deus. Na comunidade só se teve um caso de morte em abril de 2017. No mesmo período 65 casos foram noticiados no município.
Ocorrências de estupro na 18˙ BPM – Cidade de Deus

Diminuição nas ocorrências de estupro na Cidade de Deus
O gráfico acima mostra uma diminuição nos casos entre o ano de 2016 e 2017. Foram relatados casos nos meus meses de março, maio, julho e setembro de 2016. Em 2017, só ocorreu casos nos meses de fevereiro e abril. Nos meses registrados, foram contabilizados apenas um caso, respectivamente.
Lei de acesso a informação:
É triste pensar que mesmo cinco anos após a sanção da lei da transparência, ela ainda é pouco cumprida pelas organizações governamentais. Foram inúmeras tentativas nos últimos dois meses para conseguir, poucos, dados específicos sobre um dos conjuntos habitacionais mais importantes do Rio de Janeiro.
A falta de acesso a informação se torna um dilema para os profissionais da área, muitas vezes, se voltam aos advogados para descobrir o que deveria público. Os poucos dados dessa matéria só foram possíveis por incontáveis ligações e contatos pessoais em diferentes instâncias governamentais.
コメント